quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Steve Martin Vs. Peter Sellers

O mítico Inspector Clouseau!

personagem dos filmes da série "The Pink Panther", interpretada originalmente por Peter Sellers nos filmes realizados por Blake Edwards, um clássico intemporal de comédia.
O primeiro filme da série "The Pink Panther (1963)" foi como uma bomba! Revelou-se na altura o génio de Sellers, actor de temperamento díficil e com uma gestão de ego bastante complicada, contudo, ainda o vemos em mais 4 filmes da série, "The Return of the Pink Panther (1975)", "The Pink Panther Strikes Again (1976)" , "Revenge of the Pink Panther (1978)" e "Trail of the Pink Panther (1982)"; Neste último, foram utilizadas montagens e imagens de arquivo pois Sellers morrera em 1980. Blake Edwards ainda realizou mais 2 filmes da série, mas já sem Peter Sellers, Roger Moore interpreta Clouseau em "Curse of the Pink Panther (1983)", e Roberto Begnini interpreta o filho do inspector, Jacques Gambrelli, em "Son of the Pink Panther (1993)".
Fora as lições de história, quando oiço o tema da pantera, lembro-me de milhares de cenas de Peter Sellers, em como é que ele se enfiava nas situações mais embaraçosas, mas como sempre, nunca era nada com ele.
Em 2006, realizou-se um remake, intitulado "The Pink Panther", de Shawn Levy (realizador de Night at the Museum (2006) e Cheaper by the Dozen (2003)) desta feita, Clouseau volta na pele de Steve Martin; excelente actor de comédia. Quando se falou que se ia fazer este filme, as críticas tinham muitas reservas, pois o nome Sellers e Blake Edwards são deveras pesados. Steve Martin e Shawn Levy estiveram à altura, e como não gosto nada de posições de velhos do Restelo, vi o filme com entusiasmo. Não se deve ver os remakes como imitações. Este novo Clouseau é mais ingénuo, o de Sellers até tinha um certo lado negro, o que lhe dava ainda mais profundidade. Todavia, Steve Martins sabe o que faz, e tem muito talento, interpretou Clouseau de maneira diferente, mais leve, igualmente pateta, não tão perverso; mesmo assim, penso que o público actual está mais talhado para este indivíduo.



Sem comentários: